quarta-feira, 12 de agosto de 2009

Record, Globo e o dízimo do capeta


De novo. Depois de um vídeo mostrando Edir Macedo ensinando seus pastores a roubarem o dinheiro dos fiéis (ou bobos, que é como a Igreja os vê) e algumas acusações de lavagem de dinheiro, novamente a Igreja Universal é acusada de lavagem de dinheiro e formação de quadrilha.

Quem acusa é o Ministério Público de São Paulo. O que saiu nos jornais é a segunda parte da investigação, que além de Edir Macedo, acusa outras nove pessoas, entre elas Horonilton Gonçalves, vice-presidente da área artística da Record e o diretor de fato da empresa.

Como a própria investigação mostra, a Record foi comprada por Edir Macedo com o dinheiro do dízimo dos fiéis. No total, os evangélicos da Universal dão 1,4 bilhão de reais por ano à igreja em forma de dízimo. Alguns, como mostrado em várias reportagens, chegam a vender móveis, carros e até a casa para conseguirem a salvação divina. Alguns chegaram a comprar documentos assinados pelo próprio Jesus Cristo. Isso é sério. A caligrafia dele, dizem, não era lá essas coisas... Isso não é sério, inveitei.

O mais interessante disso tudo, não é a ação do Ministério Público em si. A TV Record está anunciando incessantemente durante o dia que as acusações são uma conspiração. E quem encabeça tudo, é a Globo. Afirmaram que às 19h45 de hoje mostrarão uma reportagem especial mostrando quais são os reais interesses da Globo em desqualificar a Record, a Universal, Edir Macedo e tudo que está envolvido.

Infelizmente não poderei ver essa reportagem. Mas se for parecida com as outras sobre o caso feitas pelo Record, vai ser engraçado. Eles foram totalmente parciais, com os âncoras e reportéres defendendo abertamente Edir Macedo e entrevistando apenas o advogado da Universal. Somente.

E quando dizem que a Globo está em uma "ação desespereda" para derrubar a Record, fica mais engraçado ainda. Quem está sendo acusado e correndo o risco da casa cair, acho que é a Record. Ela sim está desesperada.

Bem, aguardemos o desenrolar dos fatos e que deus abençoe quem estiver certo nessa guerra. Mas sem cobrar nada, por favor.

2 comentários:

Rafael Romero disse...

Cara olha,sei que esse lance de dinheiro é um fato sério.Logo a Record é atacada por este assunto.Tenha inteligência divina e raciocine...Se o Macedo usa o dinheiro para comprar bens materiais e propriedades é ele com Deus pois ninguém sabe ao certo como é a vida dele.
Especulação é marca registrada da Globo.Sem falar que foi no auge no ataque no governo da Rosinha Mateus(governadora do Rio),que declarou guerra a igreja evangélica e sem exceção,quando a mesma divulgou na Legislação todos as lavagens e paraíso fiscal e dívida com estado do Rio,e nenhuma organização federal investigou o caso muito bem encoberto,a emissora preza por justiça e lava dinheiro em paraíso fiscal.
Se acha que é mentira investigue,se descobrir que o golpe militar de 1964 teve total apoio de Roberto Marinho,não se assuste ele enriqueceu bastante assistindo o povo brasileiro nas filas do feijão,acuçar e arroz,ele foi o nosso verdadeiro presidente nacional. INVESTIGUE

Thanius disse...

Rafael, infelizmente eu não trabalho em um veículo de comunicação que me dê suporte para uma investuigação, ainda mais morando em Juiz de Fora.

Por isso tenho que me contentar a acompanhar a investigação de meus colegas jornalistas. Óbvio que as investigações da Globo são tendenciosas em alguns aspectos, mas que o Macedo construiu o "Império da Engação em nome de Deus", isso fica óbvio se analisarmos os fatos. Lê-se fatos como cifras e propriedades pertencentes a ele. Isso não tem como negar.

E eu sei de tudo que a Globo fez em seu passado "militar". O que critiquei foi a Record tentar se defender de denuncias acusando a concorrente sobre um assunto diferente. Ela tinha apenas que se explicar. O fato da Globo ter um passado (muito) político não anula o fato da Record ter um presente obscuro.