quarta-feira, 5 de agosto de 2009

De volta pra casa

[Foto: REUTERS/Xinhua/Zhang Binyang]

O ex-presidente americano Bill Clinton foi à Coreia do Norte e conseguiu o que ninguém havia conseguido até então: convencer Kim Jong-il a liberar as duas jornalistas presas em 17 de março, por "atos hostis" contra a Coreia (o que significa estarem mostrando a realidade do país).

Apesar da visita de Clinton ter sido tratada como “extra-oficial”, é obvio que o ex-presidente e marido da Secretária de Estado de Barack Obama, não foi lá fazer tudo sozinho. Teve total apoio do governo estadunidense para tentar libertar as jornalistas da TV Current, empresa de comunicação do ex-vice presidente Al Gore, político do partido de Obama e Clinton.

Vídeo da AP mostrando a situação.

Agora vem a pergunta: será que a situação entre Coreia do Norte e o restante do mundo vai ficar mais tranqüila? Ora, um ex-presidente dos EUA conseguiu ir ao país, conversar com Kim Jong-il e Kim Jong-un (filho e futuro ditador) e libertar duas jornalistas americanas acusadas de espionar o país asiático. É de se pensar que Kim baixou a guarda e está disposta a conversar. Mas isso não é verdade.

Não foi apenas uma vez que ele se apresentou disposto ao diálogo, chegando a interromper o programa nuclear, mas retrocedendo depois. Há poucos meses disse que não deixaria de fabricar armas nucleares de jeito nenhum. E até agora está cumprindo a promessa.

A libertação das jornalistas Laura Ling e Euna Lee foi uma ótima notícia. Mas não muda em nada a situação da Coreia. Infelizmente.

[Foto: REUTERS/Xinhua/Zhang Binyang]

Nenhum comentário: