domingo, 2 de agosto de 2009

Domingo

Depois do Flamengo e o Tupi empatarem, o domingo não foi bem no quesito futebol. Mas como nem tudo no Brasil é futebol (há quem diga), o dia tem outros destaques.

Juiz de Fora

O Primeiro é um estudo feito pelo Curso de Mestrado em Economia Aplicada da Faculdade de Economia e Administração (FEA) da UFJF, que indicou que os recursos aplicados pela UFJF têm efeito multiplicador de 1,36 na cadeia produtiva local. O que isso significa? Que a cada R$ 100,00 gastos pela nossa Universidade, a economia de Juiz de Fora recebe R$ 136,00. Como isso acontece? Vou usar um exemplo simplista: ao fazer uma obra, a instituição contrata uma empreiteira, que compra materiais e contrata juizforanos para trabalhar na obra, que recebem salário e o gastam em produtos e serviços na cidade. Para quem quiser (tentar) entender melhor, aqui está a matéria da Tribuna de Minas sobre o assunto: http://bit.ly/z7hSA. A linguagem ficou um pouco técnica, complicada para leigos, o que não é bom para um veículo de comunicação de massa. A repórter Fabíolo Costa, autora da reportagem, tinha que ter esmiuçado mais o assunto e ter deixado a matéria mais leve.

Brasil

E a censura em cima do Estadão, praticada pelo TJDFT e por Sarney, foi repudiada por seus pares, ou ímpares, que são a minoria. Pedro Simon, do PMDB, declarou que “O homem da transição democrática agora comete um ato da ditadura. Ele perdeu seu último argumento. Isso é terrível. O presidente Sarney tem de renunciar". Pressão!

Jarbas Vasconselos também alfinetou: "Isso agrava a situação dele. Não vejo o Senado votando mais. Não vai mais funcionar"[...] "Esse caminho pela Justiça é um retrocesso terrível e injustificável", continuou. " O Estado já viveu essa situação em plena ditadura, mas hoje isso não pode acontecer, a não ser que o Sarney se considere um homem incomum, como diz o presidente Lula."

Eduardo Suplicy, lentamente, complementou: "A Constituição assegura a liberdade de imprensa, sobretudo em casos de diálogos gravados com autorização judicial. É um direito da população ser informada pela imprensa sobre diálogos que ferem a ética."

Perfeito né? O ato da justiça brasileira é pura ditadura. É censura. É coisa do passado. Mas como alguém, como o Desembargador Dácio Vieira, que tomou a decisão de censura, pode fazer uma besteira dessas, mesmo nem sendo um Sarney? Fácil, é só ser amigo do Sarney. Tá ele aí em uma foto com o futuro ex-presidente do Senado. Dácio é o primeiro da esquerda.

Eita turma boa! Além dos dois ainda tem o Agaciel Maia e Renan Calheiros. As mulheres são esposas de Dácio e Agaciel. Sarney em boa companhia não?

As informações são do Estadão, o jornal que está dando um banho na cobertura das mutretas do Sarney. Cobertura hein? Eles não tão acobertando nada, diferente da concorrente, a Folha.

OBS: A censura em cima do estadão foi uma proibição de publicar reportagens que contenham informações da Operação Faktor, mais conhecida como Boi Barrica. O recurso judicial, que pôs o jornal sob censura, foi apresentado pelo empresário Fernando Sarney, filho do presidente José.

2 comentários:

Carol Cirino disse...

O Estado não está fazendo cobertura como obrigação, rola o interesse do jornal - conservador e direita. É claro que Sarney tem que cair, mas isso talvez não aconteça agora. O Governo Lula vai de um jeito ou de outro mantê-lo lá, pq ele é um forte aliado pmdebista... estranho como a oposição sempre se aliou a "José Ribamar" (nome de batismo de Sarney) e nunca o denunciou... é proprio que façam isso agora, antevendo as eleições de 2010. No Brasil a impunidade sempre reina, e só existe briga qnd a midia incorpora discurso contra acusados, pena ela nao escolher fazer isso sempre!!!! A censura é arbitraria, estou aguardando o ilustre Gilmar Mendes declarar alguma coisa, pq o nosso diploma caiu pq fere a liberdade de expressão e agora, Dácio esta fazendo o bem para todos, exigindo silencio da imprensa?? Como dizia Camoes "o mundo anda desconsertado"

Carol Cirino disse...

Quanto a reportagem da Tribuna - acontece sempre a publicação de informações de dificil entendimento para o leitor. Será que a reporter entendeu com clareza?? Teve tempo p/ interpretar a informação como deveria?! Vale lembrar que as redaçoes estão reduzidas e em geral o press-release é parafraseado e as aspas são direcionadas p/ serem incluidas... é uma pena!