quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

Enrolação numérica


Em Juiz de Fora o pagamento do IPTU à vista, até determinada data, dava 20% de desconto do total. Dava porque em 2010 o desconto caiu para 12%. Com esse "aumento" muita gente protestou. Quando a medida foi aprovada na Câmara dos Vereadores no ano passado, foi um deus nos acuda. Quase teve porrada.

Pois bem, hoje saiu o levantamento de quem já pagou o Impsoto sobre a propriedade predial urbana (IPTU) até segunda (dia 08) e ganhou os 12% de desconto.

Para a Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), a "Arrecadação com pagamento à vista cresce 9%". Já para o jornal Tribuna de Minas, "Menos nove mil pagam à vista".

Uai, mas cresceu ou diminuiu? Os dois. Realmente o pagamento a vista cresceu 9%; só que a matéria da Prefeitura não informou que esse ano, em comparação com 2009, mais 13 mil propriedades tiveram que pagar o imposto. Isso só fiquei sabendo com a Tribuna.

Realmente a PJF omitiu dados para ficar bem na fita. A Tribuna usou os dados como quis e colocou a parte negativa em destaque.

A Acessa.com até agora não publicou nada sobre isso e o Mega Minas apenas escreveu um texto de quatro linhas concordando com os dados da PJF. Como se quatro linhas fosse uma notícia. O JF Hoje foi com a Prefeitura, porque não apurou direito, apenas contou com as informações que a PJF passou. O Diário Regional, pelo menos na capa, não diz nada. Não vou comprá-lo só para conferir isso.

Notícia da Prefeitura

UPDATE: O Diário Regional também foi com a PJF. Olha o tweet deles:
@diarioregional arrecadação do IPTU supera 2009 confira

É, eles não colocaram o link. #fail

4 comentários:

muniz disse...

Parabéns pela análise cara. Vai longe assim

Thanius disse...

Com certeza longe da PJF.

Equipe Tudo de Sexo disse...

Quem postou o do MegaMinas fui eu!
huauhauhauhauhauhauhuhaa

Thanius disse...

Eu sei hehehe Isso não elimina o fato do Mega Minas ser um depósito de matérias feitas para TV. Você não tem culpa. Disso, de outras coisas sim