quarta-feira, 29 de julho de 2009

Santa Ignorância

Realmente a Igreja Católica mostra que fica cada vez mais velha e ultrapassada. Em uma reportagem da Tribuna de Minas de terça-feira (dia 28 de julho) foi relatado o caso de uma jovem juizforana que está prestes e ser beatificada. O motivo? Ter morrido de forma violenta.

Exatamente isso que você leu. Em 1982, Isabela Cristina Campos morava na Barbosa Lima com seu irmão. Ela tinha 20 anos e era estudante de medicina. Seu irmão trabalhava durante o dia e Cris, como era conhecida, passava a maior parte do tempo sozinha em casa. No dia 1º de setembro, a jovem foi encontrada morta. A imprensa da época tratou o assassinato como brutal, devido às várias facadas que a vítima recebeu. Inclusive duas nas “genitálias” (etâ palavra feia). Depois de exames no corpo, foi constatado que ela ainda era virgem. Foi sugerido que ela sofreu tentativa de estupro, mas não deixou que o fato se consumasse, sendo morta por isso. O acusado do crime foi identificado e preso. O Padre Geraldo Cifani Pinheiro, pároco da Igreja de São Sebastião, viu nesses fatos algo diferente. Como a menina era religiosa, muito boa e Vicentina, não merecia ter um final tão trágico, e o caso merecia “o pedido de perdão de Deus”. Ele e mais outros religiosos entraram com o pedido de beatificação da moça e agora o Vaticano aceitou.

Quem quiser ver a história contada pela Tribuna, aqui tá o link: http://tribunademinas.com.br/090728/geral/geral10.php

Análise
Não precisa dizer muito nem um aprofundamento grande. Isso é piada. Então quer dizer que devido ao fato de a menina ter evitado o estupro e ter conseguido ela é uma beata? As vítimas de estupro então, ou não tentam impedir o ato ou ao tentar não tem fé suficiente e Deus as castiga. Ótimo, com um Deus desse quem precisa de Diabo né?

E no final da reportagem, na parte em que as pessoas que dizem ter graças alcançadas por rezarem para Cris, dê-me paciência. Uma mulher disse que o câncer da irmão foi curado pela garota morta. Quem curou o câncer da sua irmã, foi o médico casseta. O cara estuda anos de medicina, se especializa, pega uma paciente com câncer, tenta o máximo para curá-la e no final vem alguém e fala que a cura foi por causa de uma menina que morreu antes do Michael Jackson. Tá de sacanagem né?

É ótimo como a Igreja, não só a Católica, como TODAS as outras, tentam interpretar os fatos do jeito que lhe convêm. Transformam um assassinato comum, sim comum, ou você vive em um mundo diferente do meu?, em algo sobrenatural. Isso é abusar da inteligência das pessoas. Padres, bispos, pastores e companhia, vocês tem que ser mais espertos, isso dava certo com as antigas gerações, que não tinham acesso às informações como temos hoje. Por isso que ao entrarmos em uma Igreja, o que vemos é uma maioria de idosos. Seus seguidores estão acabando! Se quiserem mais, só entrando no Twitter mesmo.

terça-feira, 14 de julho de 2009

Honduras

A situação da democracia em Honduras não está nada bem. Há uns meses atrás o presidente de lá era Manuel Zelaya, uma espécie de Hugo Chaves caribenho. O que a direita de lá fez? Isso mesmo, o que a direita da Venezuela quer fazer: derrubar o presidente. No lugar de Zelaya, entrou o Roberto Micheletti. Obviamente a "comunidade internacional" foi contra o golpe, taxando-o antidemocrático.

Agora Honduras está sem ajuda financeira externa (algo em torno de U$ 200 milhões) e as exportações estão cada vez piores. Ninguém quer negociar com um governo golpista. Mas fora a economia, o que estão fazendo para reverter a situação e tornar Honduras uma democracia novamente? Nada, não precisa, o governo imposto fará isso. Em novembro haverá eleições, e os que derrubaram o presidente têm grande chance de ganhar. Não que sejam unanimidade lá. Protestos e revoltas é o que não falta. O negócio é que Zelaya, o ex-presidente, não pode voltar ao país, e a máquina de propaganda do governo está nas mãos de Micheletti, o golpista.

Resumindo: os golpistas antidemocráticos irão restaurar a democracia e sairão dessa ilesos, com um país de brinde.

Abaixo, algumas fotos que ilustram a situação de protestos e confrontos em Honduras. As fotos são muito boas. Foram tiradas desse site aqui:http://www.boston.com/bigpicture/2009/07/the_honduran_coup_detat.html













Vale a pena acessar o site original das fotos e confeir. http://www.boston.com/bigpicture/2009/07/the_honduran_coup_detat.html

segunda-feira, 13 de julho de 2009

Novos rumos do jornalismo


Um dos artigos mais completos sobre os novos rumos do ensino do jornalismo:


Esse aqui é o blog do autor do artigo, Victor Barone: http://escrevinhamentos.blogspot.com/

sexta-feira, 10 de julho de 2009

Adúltera

Porque acreditar nas palavaras de religiosos, pastores, padres e a fins? Por eles pregarem "a palavra de Deus"? Mas quais são essas palavras exatamente? Mesmo que "Deus" as tenha proferido, nem sempre elas são interpretadas corretamente:


Moçada usando a bíblia pra pegar mulher, hein...

terça-feira, 7 de julho de 2009

segunda-feira, 6 de julho de 2009

Dois carros caem no rio

UPTADE: Segundo o jornal Tribuna de Minas, foram dois garotos que estavam no Fiat Stilo. É, não eram três e nem era um Gol. Me perdoem, mas a minha testemunha ocular era uma mulher, que obviamente não entende muito de carro e não sabe contar. O idoso do Chevette tinha 55 anos e foi levado ao HPS, onde foi diagnósticado com trauma torácico.


Por volta das 13h de hoje (06-07), dois carros cairam no Rio Paraibuna, próximo à ponte do Manoel Honório.

Um gol cinza ocupado por três jovens vinha em alta velocidade na Avenida Brasil, sentido Zona Norte - Centro. Próximo ao sinal do cruzamento da Brasil com a Avenida Rio Branco, o motorista perdeu o controle do carro ao fazer uma ultrapassagem. Um Chevette ocupado por um idoso foi atingido e empurrado em direção à margem do rio. Com a pista escorregadia devido à chuva, os dois carros deslizaram até atingir o rio. Os três jovens saíram rapidamente do carro e se salvaram. O idoso, apesar das dificuldades, também conseguiu sair do carro e ser resgatado. Ele foi levado de ambulância para um hospital.

O trânsito no local está congestionado devido ao grande número de pessoas que se aglomeram para ver os carros no rio.

As informações sobre o acidente são escassas. A polícia não deu um parecer oficial. Todos os dados foram relatados por uma testemunha ocular. Abaixo, fotos tiradas minutos depois do acidente, quando os ocupantes dos carros já haviam se salvado.


Os dois carros no rio. Em cima, o Gol cinza. Em baixo, meio amarelado, o Chevette.


Foi amarrado uma corda ao Chevette para que ele não fosse levado pela correnteza


O Gol, quase totalmente submerso


Curiosos se aglomeravam na ponte do Manoel Honório para observarem os carros


Até o agente de trânsito quis registrar o acontecimento


Até o momento, o guincho não havia chegado para tirar os carros do rio

Fotos tiradas por mim

quinta-feira, 2 de julho de 2009

Carro parte ao meio em acidente

UPTADE: O motorista de 21 anos, Bruno, acaba de morrer em decorrência do acidente. Informção da Assessoria da Santa Casa.

Um Opala azul bateu em um poste na Avenida Brasil e se dividiu ao meio. O ocupante foi levado de ambulância para o CTI da Santa Casa.

Segundo relatos de testemunhas, o carro vinha em velocidade normal quando, próximo de uma curva, bruscamente acelerou. Em alta velocidade o motorista perdeu o controle do carro e se chocou lateralmente contra um poste. O choque foi tão forte que o Opala se dividiu ao meio, com uma parte ficando perto do poste e a outra indo parar 30 metros à frente.

O acidente ocorreu às 14h15 de hoje (02/07/09) na Avenida Brasil, altura do número 7.595, onde fica a Ford Embrauto. O bairro é o Cerâmica. Além do motorista, nenhuma outra pessoa se envolveu no acidente. A Avenida não teve que ser fechada, pois os restos do carro foram parar na calçada.


Na colisão o carro "abraçou" o poste e partiu ao meio




A parte de trás se reduziu ao porta-malas e ao teto, já a da frente...




A parte da frente ficou a 30 metros da batida. Como pode se ver, o teto em cima do motorista não existe mais. O ocupante, um jovem de 21 anos, foi levado ao hospital.




Repare na distância entre as duas partes:


Foto de Wagner Sarchis

Fotos tiradas por mim, com exceção da última.

quarta-feira, 1 de julho de 2009

Aula de jornalismo no YouTube

O YouTube criou o The YouTube Reporters' Channel, um canal que mostra vídeos com dicas de como usar as novas e velhas ferramentas da profissão para apurar e transmitir as informações.

Fiquei sabendo pelo blog do Tiago Doria, que considerou a inicitaiva um avanço. Para ele, "Simplesmente fornecer espaço para a audiência enviar conteúdo e participar da produção de conteúdo de nada adianta muito. É necessário melhorar a qualidade dessa participação". Concordo inteiramente. Mas acho que o ponto mais importante ele não abordou. Vamos lá.

Jornais estão fechando, a internet está transformando receptores de informação em transmissores de informação e estudar em uma faculdade de jornalismo não é mais necessário para excercer a profissão. E no meio disso tudo, o que essse canal do YouTube é? A faculdade de jornalismo 2.0, dos jornalistas não diplomados, que no caso, é qualquer um que tenha acesso a um computador.

No profile do canal, essas pessoas são chamadas de "Citizen reporters on YouTube", os cidadãos repórteres. Parece que o jornalista, antes no esteriótipo: chapéu, bloco e caneta na mão quando na rua e uma máquina de escrever à sua frente quando na redação, se confunde cada vez mais com o gordinho nerd que não sai da internet. Isso não é ruim, na verdade é ótimo. Sempre é bom lembrar o caso do Irã. A imprensa foi proibida, mas os cidadãos, munidos de celulares com câmeras, blogs e twitters, mostram o que acontecem, estão ao lado dos fatos transmitindo o que veem.

Mas vale salientarmos uma diferença básica: o cidadão comum tem todas as ferramentas para flagrar um episódio e mostrá-lo. No entanto, isso não faz dele um jornalista. Esse sujeito da mídia, com seu chapéu, bloco de notas e máquina de escrever, sabe como transformar o flagrante em uma notícia, indicando dados complementares, mostrando os vários lados da questão, deixando os fatos claros para o receptor e acima de tudo, apurando cuidadosamente as informações.